sábado, 29 de junho de 2013

Barack Obama vai à África do Sul e não visita Nelson Mandela

Nesta sexta-feira, (28) Obama chegou na África do Sul em meio a consternação causada pela internação do ex-presidente Nelson Mandela que ainda está em estado crítico. Barack Obama e Mandela  são dois símbolos da quebra do preconceito em países marcados pela luta racial onde ambos conquistaram o Prêmio Nobel da paz.
O presidente americano esperava visitar Mandela, mas por ele estar internado e seu  estado ser crítico,  Obama preferiu não incomodar. O único encontro que tiveram foi em 2005, em Washington. Na sexta-feira em Senegal Obama disse que para ele e para o mundo Nelson Mandela é um herói. Durante o primeiro mandato havia uma grande expectativa de que a África recebesse atenção especial de Obama, um americano negro com raízes no Quênia, mas, para muitos africanos, o presidente decepcionou. Agora ele quer mudar essa imagem. Barack Obama prometeu mudar as relações dos EUA com a África do Sul como fez com a China recentemente.
Em Pretória teve protesto contra sua pessoa , mas Obama nem comentou sobre as críticas que teve. O presidente dos EUA disse que sua mensagem  à África tem como referência as lições de vida de Mandela e a democracia .





Nenhum comentário:

Postar um comentário